Home
Exposições
Exposições Virtuais
Produtos
Corporativo
Galeria
Artista
- Alto Falante
- Artista
- Blog
- Cultural Pedal
- Justiça
- Vender
Parceiros
Mídia
Momentos
Links
Contato

Obra: MUBE
Dimensão:
Código: Escultura
Descrição: 07 de outubro de 2010 a 09 de janeiro de 2011

Nathalie Decoster é, essencialmente, uma artista voltada para o diálogo com a História. Em consonância com a tradição, a escala de seu trabalho é a escala humana. A tecnologia para a artista é apenas um instrumento que ela domina e se apropria para falar sobre e para o Homem. Perpassa, em toda a sua obra, uma aura romântica que procura valorizar a beleza e a dignidade da existência diante da amplidão de um universo que revela a fragilidade do planeta. A arte pode aqui ser compreendida como superação da tragédia humana essencial. Natalie acredita – e valoriza – a capacidade da espécie de recriar a paisagem e transformar o mundo concreto e a realidade objetiva através da ação artística. Para a artista a arte é um instrumento da Verdade.

Nathalie Decoster valoriza a essência simbólica das formas e volumes criados ao longo de nossa história. Dos elementos totêmicos identificadores dos grupos humanos, marcos centrais, definidores do espaço das tribos, passando pela iconografia divina que encontra eco na estátua de Zeus em Olímpia até o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, tempos e geografias unidos pela essência da arte, a artista manipula a história e se aceita como herdeira de uma tradição visual na qual os moais da Ilha de Páscoa e as esguias e impressionantes figuras de Giacometti atuam como referências definidoras para a criação da linguagem poética da artista.

Os generosos espaços do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) tornam-se um cenário ideal para as obras da artista. A associação entre a figura humana e a construção de uma geometria essencial composta por círculos e retângulos identifica-se com os princípios norteadores da própria arquitetura do museu. Potentes em sua beleza e seu simbolismo, as esculturas de Nathalie Decoster falam sobre o Homem e seus espaços de ação e circulação. A presença desse conjunto de obras no mais dinâmico centro urbano de nosso país, a cidade de São Paulo, constitui um belo momento no qual a criação estética e a paisagem arquitetônica compõem um eficiente discurso sobre a função da arte e sua inserção no mundo dos dias atuais. Direção de Arte: André Luis Carvalho